Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
3
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Vigilantes > Ser vigilante
imprimir

Ser vigilante
O que significa ser Vigilante de IBA?

Desde o ano 2004 a SPEA promove a Rede de Vigilantes das IBAs.

Com este projecto, pretendemos criar a primeira rede Portuguesa de voluntariado ornitológico, de forma cobrir todas as áreas importantes para as aves do Portugal continental, Açores e Madeira.

O Vigilante é o contacto entre a SPEA e a área protegida. Constitui o primeiro colaborador na identificação das ameaças presentes e também o nosso confidente para qualquer assunto relativo à IBA em questão.

Os Vigilantes de IBA são voluntários, podem figurar publicamente no nosso site, podendo ser contactados livremente por qualquer pessoa interessada, ou podem preferir permanecer no anonimato, informando-nos sob qualquer assunto e não revelando publicamente a sua identidade.

O Vigilante não é um perito ornitólogo, mas sim um bom conhecedor da área, dos usos do solo e das principais espécies de aves aí presentes. A monitorização das aves presentes na sua IBA poderão ser realizadas por outras pessoas.

A principal tarefa do Vigilante é a de fornecer informação sobre qualquer assunto afecto à IBA: Tais como empreendimentos turísticos, estudos de impacto ambiental, mortandade de aves, etc. Além disso, o vigilante fornecerá apoio às acções realizadas pela SPEA naquela IBA. Por último, o vigilante deverá preencher o nosso formulário anual para a sua IBA.

Os benefícios por ser Vigilante de IBA vão mais além da satisfação pessoal por colaborar na preservação de uma área natural. Os Vigilantes irão receber o boletim anual “IBAs” e poderão colaborar na sua redacção assim como em quaisquer outros artigos publicados que estejam relacionados com a sua IBA.. Poderão igualmente usufruir dos dados existentes para aquela IBA de modo apresentá-los em congressos ou eventos do seu interesse. Nestes momentos o Programa IBAs encontra-se numa fase de reorganização, pretendemos assim identificar não só vigilantes para cada zona mas também grupos de trabalho dinámicos formados por varias pessoas e/ou instituições interessados em colaborar em prol da conservação de uma IBA. Assim, já existem grupos para algumas áreas e poderão chegar ainda mais.






voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com