A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
O Programa IBA foi criado em 1981 e é organizado pela BirdLife International. Aplica-se à escala mundial e são reconhecidas actualmente cerca de 20.000 Áreas Importantes para Aves, das quais 3.617 na Europa. O último inventário das IBAs na Europa foi publicado em 2000 e são aí referidos 60 sítios em Portugal, dos quais 34 no Continente, 15 nos Açores e 11 na Madeira.
Dado que na altura de compilação dos dados para o último inventário não havia ainda representante da BirdLife International em Portugal, essas IBAs foram indicadas pelo Instituto da Conservação da Natureza, uma entidade governamental. Uma vez que a SPEA representa a BirdLife International, tornou-se imperioso melhorar a identificação destas áreas em Portugal, assim, realizou-se uma nova classificação das IBAs Portuguesas, contabilizando-se actualmente um total de 90 áreas.